domingo, 21 de julho de 2013

Review: A confissão da leoa


A confissão da leoa
A confissão da leoa by Mia Couto

My rating: 4 of 5 stars



Sinopse:

Um acontecimento real – as sucessivas mortes de pessoas provocadas por ataques de leões numa remota região do norte de Moçambique – é pretexto para Mia Couto escrever um surpreendente romance. Não tanto sobre leões e caçadas, mas sobre homens e mulheres vivendo em condições extremas.

Opinião:
Há muitos anos que queria ler Mia Couto e pergunto-me a mim própria por que razão nunca o terei feito antes.
A verdade é que, dos trabalhos que conheço deste autor, uma boa parte são contos, um género que pouco me cativou até então. Mas este romance andava a chamar por mim e foi uma das minhas aquisições da Feira do Livro de Lisboa deste ano (2013). Ainda bem que o fiz.
Ser apresentada à obra de um autor desta maneira é magnífico e totalmente compensador.
Mia Couto parte de um acontecimento real e transcende-o, evocando os nossos sentidos. Transporta-nos para o continente africano, a um ritmo mágico e lento, completamente sobrenatural.
A forma como o relato dos acontecimentos se alterna entre as perspectivas das duas personagens, faz com que o leitor consiga atingir pontos de vista diferentes sobre os mesmos, mas nem por isso menos intensos.
Neste livro, a caça ao leão é apenas uma desculpa para nos falar de algo maior: sobre um povo com costumes intrincados e cheio de superstições, sobre as condições extremas em que a maioria das populações africanas (sobre)vive e sobre a bestialidade que ainda impera nos seus usos e costumes, principalmente em relação às mulheres. É também um relato de sentimentos, culpas e transtornos do que tudo isso pode causar.
É um livro mágico. Para ler devagarinho, ao ritmo da vida em Àfrica.



View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário