terça-feira, 9 de julho de 2013

Review: O Assassino Inglês


O Assassino Inglês
O Assassino Inglês by Daniel Silva

My rating: 4 of 5 stars



Sinopse
Espião ocasional e restaurador de arte, Gabriel Allon chega a Zurique para restaurar a obra de um Velho Mestre, a pedido de um banqueiro milionário. Em vez disso, dá por si no meio do sangue do cliente e injustamente acusado do seu homicídio.
Allon vê-se inesperadamente a braços com uma voraz cadeia de acontecimentos, incluindo roubos de arte pelos nazis, um suicídio com várias décadas e um trilho sangrento de assassínios - alguns da sua autoria. O mundo da espionagem que Allon pensava ter colocado de parte vai envolvê-lo uma vez mais. E ele vai ter de lutar pela vida com o assassino que ajudou a treinar.

Opinião
É bom ler acerca de um espião que não faz parte dos serviços secretos americanos e que, apesar de acabar por ser muito eficiente, não é meramente uma máquina de matar.
Gabriel Allon é um personagem que luta contra os fantasmas do passado, tentando não ser devorado por eles. Os assassinatos que comete não lhe passam indiferentes. É inteligente, paciente e meticuloso, o que o torna num excelente restaurador de arte (a sua profissão de disfarce e que abraçou em plano depois do atentado contra a sua família).
A fórmula não é nova. O livro divide-se em capítulos de curta duração, cada um incidindo sobre uma cena/personagem/acontecimento diferentes, que se interligam entre si e constroem o enredo final.
No entanto, gosto da capacidade de o autor me surpreender nos finais. Quando parece que acaba, se calhar não é bem assim ou personagens que parecem uma coisa, se calhar até são mais do que isso.
Em suma, estou a gostar e, tendo em conta que os livros estão a ser publicado em formato de bolso, conto seguir a série.



View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário